Câmara aprova texto-base de MP que dá ajuda a empresas de bens de capital
Votação de destaques ficaram para a próxima semana.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) o texto-base da medida  provisória que dá ajuda a empresas do setor de bens de capital, por meio do  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Resta ainda a  votação de destaques, o que pode alterar o texto final. Esta votação ficou para  a próxima semana. 
A sessão na Câmara foi marcada mais uma vez pela  obstrução que a oposição faz contra a urgência constitucional imposta pelo  Executivo nos projetos que tratam do marco regulatório para a exploração de  petróleo na camada pré-sal. A votação do texto-base, no entanto, só aconteceu  por uma “trégua”. Como a obstrução levaria o tema para a madrugada, oposição e  governo fecharam um acordo para votar o texto-base e deixar os destaques para a  próxima semana. 
O texto-base da MP permite ao governo repassar recursos  ao BNDES relativos a empréstimos para empresas para a compra de bens de capital  e para projetos de inovação tecnológica que poderão ser realizados até o final  deste ano. O relator, Carlos Zarattini (PT-SP),  incluiu no texto também o setor de aviação. 
A MP trata também da isenção  de PIS/Pasep e da Cofins sobre o trigo in natura, o pão e a farinha de trigo. O  texto do governo previa prorrogação até o final de 2010. Zaratini mudou o texto  e a prorrogação será por tempo indeterminado.
 
 