Sped Contábil de 2010 é adiantado por 30% das empresas
Proporção é referente a 64% das companhias obrigadas a entregar a Escrituração Contábil Digital neste prazo
Quase 30% das empresas obrigadas a entregar o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) Contábil no próximo ano estão adiantadas no processo de geração de arquivos referentes a 2009. De acordo com o levantamento da IOB Soluções divulgado recentemente, dentre o total de companhias pesquisadas, 64% delas precisam entregar a Escrituração Contábil Digital neste prazo.
Com relação às empresas que tiveram que se adequar até junho último, 82,5%  conseguiu atingir o prazo, embora 29,8% tenham declarado que pretendem retificar  o arquivo enviado. Cerca de 18% já iniciaram o processo de  alterações.
Para o instituto, isso confirma “a complexidade da geração  dos arquivos e a insegurança das empresas em relação à qualidade das informações  reportadas”. A IOB ressalta, ainda, que a multa pelo atraso ou erro no conteúdo  encaminhado pode chegar a 1% da receita bruta. 
A pesquisa tomou por base  a situação de 281 companhias com faturamento compreendido entre R$ 1 milhão e R$  4 bilhões. Dentre elas, 47% atuam no ramo industrial, 40% no setor de serviços e  10% no comércio. As que se enquadram no Lucro Presumido totalizaram 13,5%,  enquanto as do Simples Nacional representam 73,9% e as de Lucro Real, 57%.
 
 